segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROJETO EXTENSÃO CAPOEIRA DA ILHA PROMOVE ENCONTRO COM MESTRE ANANIAS EM EVENTO ALUSIVO A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: 13 DE MAIO.


“Dona Isabel que história é essa; De ter feito a abolição
De ser princesa boazinha; Que libertou a escravidão
To cansado de conversa; To cansado de ilusão
Abolição se fez com sangue; Que inundava esse país
Que o negro transformou em luta; Cansado de ser infeliz.”


Mestre Toni Vargas





O Projeto Capoeira da Ilha entre os dias 11 e 16 de maio promoverão eventos de discussão da abolição da escravatura, conhecido como segundo “Dona Isabel que história é essa?”, que é um marco histórico dentro do Brasil, e com isso resgatar, preservar e divulgar o caráter cultural e artístico da Capoeira Angola. Estão programados uma Oficina de rua, convivência entre capoeiras e mestre Ananias, Mesa redonda, Palestra: Fala Mestre, oficinas de capoeira, Roda do Básico entre outros. O debate permeará a atual situação que a população afro-descendente passa no território brasileiro e suas heranças culturais, com o objetivo de garantir um espaço democrático de discussão e também de inserção de setores em situação de risco ou vulnerabilidade social.


O projeto contará com a presença do Mestre Ananias, um dos principais representantes da capoeira, mantendo viva a cultura e ancestralidade, relacionando, Capoeira, Samba e Candomblé no coração da maior cidade do Brasil, São Paulo. Mestre Ananias nasceu em 1924, em São Félix (BA) uma cidade que vivencia a força e influência africana em solo brasileiro.

       Retirado: http://mestreananias.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html


O Projeto de Extensão Capoeira da Ilha procura difundir a Capoeira não como uma disciplina descontextualizada, e tampouco como um conhecimento restrito aos muros da UFSC, mas como um fenômeno histórico-cultural, uma prática corporal social de resistência ainda possível e necessária, buscando ampliar a inserção comunitária e a reflexão sobre a extensão universitária, principalmente aquela dedicada a atender os setores mais empobrecidos da sociedade brasileira.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO (11/05)
11:00 - OFICINA/RODA DE RUA - DA FIGUEIRA (Mestre ANANIAS): Oficina Roda de Rua - entrega de certificado. Coordenação: GRUPO QUILOMBOLA. 

DOMINGO (12/05)
CONVIVÊNCIA: MESTRE ANANIAS E CAPOEIRA DA ILHA.

SEGUNDA (13/05)
11:30 - FALA MESTRE ANANIAS: NO CDS/UFSC. Coordenador: Prof. Dr. Fábio Machado Pinto (CED/UFSC).

18:30 - FALA MESTRES: Capoeira da Ilha: Fundamento, Resistência e Combatividade. Mestres de Capoeira e da Vida: Pinóquio, Polegar e Korvão - NO CDS UFSC. Coordenador: Prof.ª Danuza Meneghello (CED/UFSC).

TERÇA-FEIRA (14/05)
18H30 - MESA REDONDA: NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL - CAPOEIRA DA ILHA - NO AUDITORIO DO CDS UFSC. Profª. Drª. Raquel Mombelli (Nuer) e Representante da Capoeira da Ilha. Coordenação: Prof. Paulo Capela (CDS/UFSC).

QUARTA-FEIRA (15/05) 
18H30 - OFICINA: CAPOEIRA DA ILHA - MESTRE POLEGAR (PALMARES). Ginásio de Capoeira CDS/UFSC.

QUINTA-FEIRA (16/05)
12:00 - RODA DO BÁSICO: "A ESCRAVIDÃO NÃO ACABOU" - Coordenação: GRUPO PALMARES.

18H30 - OFICINA ENCERRAMENTO: CAPOEIRA DA ILHA: MESTRE PINÓQUIO (QUILOMBOLA). Ginásio de Capoeira CDS/UFSC.

Informações:
Projeto de Extensão Capoeira da Ilha. (Coordenador Prof. Dr. Fábio Machado Pinto.)
(NEPECES – Sala 310, Bloco C – CED) 

Email: projetocapoeiradailha@gmail.com.
Blog: capoeiradailha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário